5 coisas que você nunca deve fazer com os seus discos de vinil

Pense em um vinil como em uma joia: valioso e frágil, requer cuidados e conhecimentos específicos para sua conservação. Existem técnicas e ferramentas que podem auxiliar você a fazer essa manutenção, mas existem também algumas noções básicas indispensáveis para que seus discos durem. São coisas simples que você deve e não deve fazer, alguns “dos” e “dont’s”. E como aqui na NOIZE a gente tá sempre pensando na experiência que os assinantes vão ter com os nossos lançamentos, resolvemos falar um pouco sobre esses cuidados básicos.

Ainda não começou sua coleção? O Noize Record Club entrega clássicos e novidades em vinil na porta da sua casa. Assine e entre para o clube!

Hoje, vamos abordar o que você nunca, jamais, sob hipótese alguma deve fazer com os seus LPs. Siga os conselhos abaixo e sua coleção pode durar a vida toda tocando perfeitamente.



1. Nunca guarde seus discos deitados. Os LPs devem ser guardados sempre na vertical.

Sua coleção deve ser guardada como livros em uma biblioteca. Sempre um vinil de pé ao lado do outro, jamais um em cima do outro. Se você empilhar os discos, aqueles que estiverem na parte de cima vão exercer peso nos que estão embaixo, que ficarão empenados e com as capas marcadas. Não faça isso. Deixe seus LPs em fileira e quanto mais na vertical eles estiverem, melhor.

2. Não deixe a bolacha exposta ao sol.

Sim, nós sabemos que o sol é bom para a saúde das pessoas. Mas, para os discos, é péssimo. Expostos à luz direta, os LPs perdem sua qualidade. O ideal é deixar a coleção em um lugar protegido do astro rei, evitando, assim, empenamentos, desbotamento das capas e danos nos sulcos. Os danos podem ser irreversíveis.

3. Na hora de tirar a poeira, álcool e produtos químicos são uma péssima ideia.

É inevitável que uma sujeira ou outra acabe encontrando as suas relíquias. E é sempre bom dar uma limpadinha nos discos antes de colocar a agulha para funcionar. O jeito certo de fazer isso é usando um pano de flanela que não solte pelinhos ou uma escova específica para limpeza de discos (existem algumas à venda no mercado). Em ambos casos, passe com calma e suavidade, em um movimento guiado pela própria circunferência e ranhuras do vinil. Se a sujeira estiver mais pesada, existem outras opções, como estas aqui.

4. Seu vinil não é um bom lugar para dedos engordurados.

A dica é: sempre lave muito bem as mãos antes de manusear seus discos. Se você estiver comendo ou fazendo algo que suje as patas, fique longe da sua coleção. E mesmo com as mãos bem lavadas, a forma correta de segurar um vinil é sempre pelas bordas, sem passar os dedos pela superfície do amigo.

5. Garagens, sótãos, porões: os piores lugares para guardar sua coleção.

Seus discos precisam ser mantidos longe da umidade, por isso, locais como os citados acima não são uma boa opção. Mantenha as bolachas em locais com boa circulação de ar e você não terá problemas. Lugares úmidos podem gerar mofo nos seus LPs, causando danos permanentes.

***

Esses são alguns conhecimentos básicos para quem está entrando agora no mundo do vinil e começando sua coleção. É certo que existem outros pontos importantes (na verdade, os conhecimentos sobre vinis vêm sendo acumulados há muito tempo), mas se você seguir as dicas acima, com certeza estará garantindo vários anos de vida para os seus discos. Cuide bem deles, eles merecem!

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos:

Compartilhar no Facebook Tweetar Pin no Pinterest

LEIA MAIS

  • Aprenda a transformar sua caixa do NRC em um suporte de LPs

    Agora, a caixa do seu kit NRC pode ser reaproveitada! Para transformá-la em um suporte de LPs, é muito fácil. Assista ao vídeo tutorial que preparamos e aproveite!

  • Qual tipo de colecionador de LPs é você?

    Curador, acumulador, audiófilo, ocasional, caçador de raridades, contemporâneo, fã dos clássicos e DJ. Com qual tipo de colecionador de LPs você se identifica?

  • Vinil hoje: retrato de um mercado em ascensão

    Quando surgiram, em 1948, os discos de vinil foram um grande avanço para a indústria fonográfica. Em relação aos seus antecessores, discos de goma-laca, os discos feitos de vinil eram mais resistentes, permitiam maior tempo de gravação e também mais...

FAÇA PARTE DO NOIZE RECORD CLUB